Imagina que chatice suar até mesmo sem estar fazendo qualquer esforço físico? A Hiperidrose é uma incômoda e que está presente em muitos lares brasileiros. Nada mais é do que suar demais em determinadas partes do corpo como axilas, virilha, palmas das mãos, pés, rosto e cabeça, mesmo sem motivos aparentes.
Tudo isso pode gerar frustração, vergonha, dificuldades emocionais, que podem acarretar em outros problemas. O diagnóstico certeiro é importante, já que existem 2 tipos de hiperidrose; a primária focal e secundária generalizada.
Hiperidrose primária focal: aparece na infância ou adolescência, geralmente, nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. As pessoas não suam quando dormem ou em repouso. Normalmente, há mais pessoas na mesma família com o mesmo problema. Ela afeta de 2% a 3% da população, no entanto, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um médico.
Hiperidrose secundária generalizada: causada por uma condição médica ou pelo efeito colateral de uma medicação. Ao contrário da focal primária, as pessoas com a secundária suam em todas as áreas do corpo ou em regiões incomuns. Outra diferença fundamental entre os dois tipos é que no caso da secundária, as pessoas podem transpirar excessivamente também durante o sono. Ela costuma surgir na fase adulta.
Se você acha que tem esse problema, a melhor saída é consultar seu dermatologista para que se façam testes para saber se é Hiperidrose, e se for de qual tipo é. Mas a tecnologia, como sempre, está ao nosso lado e já ajuda muito os pacientes que convivem com essa chatice.
No caso de constatação, alguns tratamentos devem ser estabelecidos. De antitranspirantes especiais a cirurgia, existem tratamentos como a curetagem e liposucção, além de outros mais tecnológicos como a toxina botulínica (o famoso botox) e a Iontoforese, um procedimento que usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés.
Como sempre, a melhor maneira de se descobrir é indo ao seu médico de confiança.
Mande suas dúvidas e se precisar, consulte-nos.