Brianna Worthy, uma mãe de 23 anos da Carolina do Sul, transmitiu uma marca de nascença rara que causa um efeito de descoloração no cabelo de sua filha. A faixa branca que cai na testa de seu bebê combina com a dela, de sua mãe e de sua avó – tornando a bebê a quarta geração a herdar a característica incomum.
A Poliose é a perda da melanina ciliar levando à descoloração ou mesmo embranquecimento do cílio. Pode ser congênita (síndromes, albinismo…) ou adquirida. Pode ocorrer nos cílios, no cabelo e em outros pelos do corpo.
As causa são naturais (relacionadas com a idade) e ocasionadas por doenças ou problemas genéticos. Doenças Auto-Imunes que causam a Poliose: Vitiligo, hipogonadismo, hipopituitarismo, câncer de pele, doenças da tireoide, sarcoidose, síndrome GAPO, neurofibromatose, uveíte idiopática, nevo intradérmico, dermatoses pós-inflamatórias, nevo halo, pós-trauma e anemia perniciosa, alopecia areata, melanoma, herpes zoster, radioterapia, hipo ou hiperpigmentação dos olhos, dermatite, albinismo, lepra, lesões, envelhecimento, estresse, certos medicamentos e outras síndromes raras.
Se você notar descoloração da pele, cabelos ou cílios, fale com seu dermatologista. É importante garantir que a mudança da cor dos seus cílios é um motivo natural, por isso um exame com o oftalmologista também pode ser útil.